MARKETING DE OPORTUNIDADE

Sabe quando alguém pega carona no “sucesso” alheio? Ou quando pessoas e empresas de mídia se aproveitam de um tema que já está em alta, criando assim o seu próprio marketing de oportunidade.

Você já parou pra pensar que diariamente bilhões de pessoas acessam a internet procurando tendências, comentando receitas, buscando respostas para suas dúvidas e medos.

Porém, com tanto conteúdo sendo produzido e compartilhado, se torna cada vez mais difícil conseguir chamar a atenção e se destacar. Por isso, pequenas médias e grandes corporações precisam do apoio de agências e publicitários engajados e muito, mas muito bem informados.

É que, quase que diariamente, surgem ideias e possíveis chances de pegar carona para criar o seu marketing de oportunidade.

Mas afinal, o que é marketing de oportunidade?

O marketing de oportunidade tem o objetivo criar uma campanha buscando algum outro tema que possa estar em alta nas redes sociais e na mídia de forma em geral.

Pode ser uma data comemorativa, o lançamento de um produto ou programa de televisão que já está dando o que falar, a por que não pegar um gancho na situação polícia do país?

Trata-se de uma estratégia bastante comum e muito utilizada, porém, nem sempre da maneira certa. Existem algumas empresas que acabam realizando o marketing de oportunidade até mesmo sem se dar conta.

É preciso ter muito cuidado ao fazer uso do marketing de oportunidade para não gerar uma resposta negativa, e acabar causando o efeito contrário do marketing.

Afinal, quando se cria uma campanha de marketing, não importa qual estilo seja, a empresa sempre espera se destacar positivamente e criar um impacto diante de seus consumidores.

Caso Marisa e o marketing de oportunidade feito de forma infeliz

Para ficar bem claro para você sobre o que se trata o marketing de oportunidade, vamos dar um exemplo recente e bastante infeliz de como a estratégia foi usada, porém de forma errada, causando grande repulsa e ódio entre os consumidores.

A empresa em questão foi alvo de diversas críticas nas redes sociais, e provavelmente deve estar até agora envergonhada e trabalhando para que a próxima campanha de marketing de oportunidade possa ser feita com bom senso.

Afinal, como comentamos anteriormente, uma campanha de marketing de oportunidade, quando não pensada estrategicamente e de forma lúcida, pode gerar um impacto ruim para a imagem da empresa, e muitas vezes ela jamais será esquecida devido aquela campanha problemática.

Neste caso em questão, a empresa que realizou uma campanha de marketing de oportunidade mal feita foi a loja Marisa.

O mais curioso é que a campanha pegou gancho em duas oportunidades que estão em alta na mídia e também no imaginário popular: o Dia das Mães e a crise política do Brasil.

Através da frase “Se a sua mãe ficar sem presente, a culpa não é da Marisa”, a loja fazia referência à data comemorativa que se aproximava, e tentava lançar perante aos consumidores as promoções e produtos especiais que havia preparado para o Dia das Mães.

Porém, a campanha de marketing de oportunidade errou quando, ao falar sobre a “culpa não é da Marisa”, a marca pegava o gancho que o ex-presidente Lula deu durante depoimento na Lava Jato.

Lula, tentando explicar sobre a possível compra de um tríplex no Guarujá, disse ao juiz Sergio Moro que tinha sido sua esposa falecida Marisa, que havia feito uma possível visita ao local e que o interesse de compra era dela.

A mídia e alguns populares entendeu o depoimento do ex-presidente como se ele estivesse colocando a culpa em sua mulher, que faleceu recentemente. Desta forma, nem ela poderia se defender, nem o juiz contestar muito.

Não demorou muito para a loja Marisa lançar sua campanha de marketing de oportunidade, gerando muitas críticas da imprensa e dos consumidores.

Como usar o marketing de oportunidade?

Existem diversos cases de sucesso de marketing de oportunidade, e ele sem dúvida é uma excelente estratégia para as marcas que querem gerar impacto diante dos clientes.

Porém, como você pode observar, é necessária muita análise e cuidado para não gerar uma mensagem negativa e desagradar aos consumidores.

Procure, antes de tudo, verificar se a mensagem que você pretende passar não irá gerar outras compreensões e dar espaço para o lado negativo. Outra dica é realizar a campanha de marketing de oportunidade sempre de forma bem humorada, eliminando ofensas e críticas do assunto ou data que você irá pegar o gancho.

Cases de marketing de oportunidade bem sucedidos

Na internet, se você fizer uma pequena busca, poderá conhecer alguns cases de marketing de oportunidade bem sucedidos e que caíram no gosto popular. Sem dúvida, esse é o grande objetivo ao fazer uma campanha de marketing de oportunidade: engajar pessoas, pensar em um possível viral, alto número de compartilhamento e empatia do público.

A loja Ponto Frio, por exemplo, já demonstrou que sabe criar muito bem suas campanhas de marketing em geral, e chegou a criar certa vez um novo logo onde se apropriava da série Breaking Bad para brincar com o seu nome e fazer referência ao mascote da marca, o pinguim. Os consumidores adoraram a brincadeira.

Uma boa ideia bem pensada para uma campanha de marketing em geral pode gerar um dia ruim para uma empresa e um dia de glória para outra.

Nesta história, quem se deu bem foi restaurante Entre Amigos. Ele aproveitou a frustração de um cliente, do Outback, chamado Daniel, que chegou 1 minuto depois do horário de fechamento de uma das unidades e não conseguiu ser atendido. Lembrando que o Outback fecha às 23 e Daniel chegou 23h01…

Foi então que o restaurante Entre Amigos criou a campanha de marketing de oportunidade onde informava “Daniel, pode chegar às 23h01 no Entre Amigos, a essa hora, a noite está só começando.

Conseguiu compreender o objetivo do marketing em geral? Sem dúvida, atualmente com o fortalecimento das redes sociais, diariamente as marcas podem criar campanhas com tantas oportunidades que aparecem todos os dias.

Mas é preciso ter muita cautela!

Fonte: Marketing com Café

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s