10 PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS SOBRE DESIGN QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR

O cinema é uma das mais belas artes que existe. Através dele, vemos sonhos se concretizar, vidas serem transformadas e nossos desejos são realizados. A variedade de assuntos e temas são de todos os tipos e formatos. Além de nos entreter, ensinar e divertir, o cinema nos proporciona uma gama enorme de insights e repertórios para nossos projetos. Como falei em um artigo semanas atrás: quanto mais filmes você assiste, mais repertório você tem. Com milhares de gêneros diferentes, achar conteúdos mais específicos se torna mais difícil. Pensando nisso, fiz uma pequena lista com 10 produções cinematográficas sobre design que você precisa assistir. A lista conta com diferentes filmes de épocas distintas, mas que são essenciais para se conhecer.

Como nem todos tem o hábito de ler livros, e como eles geralmente demandam um tempo maior de consumo, os filmes são uma ótima maneira de aprender mais sobre o design de forma dinâmica e prática.

Vamos a lista!

Já que o papo de hoje é sobre cinema, gostaria de perguntar algo: Vocês sabiam que a Fotolia da Adobe além de fotos, imagens, vetores e outros recursos gráficos ainda conta com vídeos? Pois é, na Fotolia você tem uma variedade enorme de recursos para o seu design. Acesse e ganhe 20% de desconto: http://bit.ly/2lEytH8

#01 – ABSTRACT: THE ART OF DESIGN

Acredito que a mais conhecida da lista. Produzida pela Netflix e criada por Scott Dadich, a série aborda vários profissionais da área criativa. A produção conta com 6 episódios que retratam o dia a dia de profissionais de grande nome em suas áreas de atuação. A série tem uma média de 8,7 no IMDB.

 

#02 – FROM NOTHING, SOMETHING: UM DOCUMENTÁRIO SOBRE O PROCESSO CRIATIVO

Todo mundo tem ideias. Mas de onde eles vêm? E o que garante que eles continuem chegando? Como você classifica as ideias do gênio dos inúteis? Por que investir toda essa esperança e energia em fazer as coisas em primeiro lugar? From Nothing:Something reúne perfis de pensadores criativos em uma variedade de disciplinas e encontra métodos comuns, hábitos, mentalidades e neuroses que ajudam a trazer ideias inovadoras. Este é um olhar pensativo, íntimo, muitas vezes engraçado no processo criativo, diretamente a partir do cérebro de alguns dos talentos mais talentosos e inspiradores da nossa cultura. Dirigido por Tim Cawley e com nota de 8.1 no IMDB.

 #03 – LOGORAMA

Se você curte logotipos, esse é o filme certo pra você! Dirigido por François Alaux, Hervé de Crécy e Ludovic Houplain, o filme que contém perseguição de carros, um sequestro tenso, animais selvagens violentos na cidade e muito e outras coisas… poderia ser só mais um clichê ‘HOLLYWOODIANO’, mas é um curta feito inteiramente de marcas famosas. Está ranqueado com 7.6 no IMDB.

#04 – HELVETICA

Documentário realizado por Gary Hustwit, que pretende demonstrar o papel da Helvetica na cultura visual dos últimos 50 anos. Nos diversos entrevistados poderemos encontrar, Erik Spiekermann, Matthew Carter, Massimo Vignelli, Paula Scher, Neville Brody, entre outros. O documentário está com 7,2 no IMDB.

#05 – LINOTYPE: O FILME

Dirigido por Douglas Wilson, o documentário de longa metragem centrado em torno da máquina Linotype Typecasting. Chamada de “Oitava maravilha do mundo” por Thomas Edison, revolucionou a impressão e a sociedade. O filme conta a história surpreendentemente emocional das pessoas ligadas ao Linotype e como ele impactou o mundo. Conta com a nota de 7.7 no IMDB.

 

#06 – BAUHAUS: A FACE DO SÉCULO XX

Um filme que serve como complemento da disciplina de História do Design, presente em todas as graduações em design. O documentário dirigido por Frank Whitford, analisa como surgiu e evoluiu a escola de vanguarda de artes e arquitetura Bauhaus a partir de um ponto de vista artístico e histórico, abordando várias figuras responsáveis ??pela escola, incluindo Walter Gropius, Josef Albers, Mies van der Rohe e Lásló Moholy-Nagy. Um filme necessário a todos os profissionais da área. Ranqueado com 7.4 no IMDB.

 

#07 – ALEXANDRE WOLLNER E A FORMAÇÃO DO DESIGN MODERNO NO BRASIL

Filme dirigido por Andre Stolarski, narra os trabalhos de Alexandre Wollner – pioneiro da profissão de designer gráfico, que determinaram não somente um novo rumo à produção visual brasileira como também uma personalidade própria a essa arte. Em sua carreira concebeu projetos de identidade visual para empresas que o tornaram internacionalmente reconhecido. Um filme para quem deseja se aprofundar no design gráfico do Brasil.

#08 – SONHO TCHECO

Dirigido por Filip Remunda e Vít Klusák, narra o consumismo alienado e poder de manipulação da mídia. Em cinco anos, 125 hipermercados foram construídos na República Tcheca e a população do antigo país socialista apaixonou-se pelo consumo. Uma mudança drástica para um povo que há poucos anos dormia em filas para comprar produtos de primeira necessidade. Em tom crítico, o filme lança a campanha de um novo e enorme supermercado fictício que promete os melhores produtos e preços para uma vida melhor. Média de 7.5 no IMDB.

#09 – A BELEZA É DESCONCERTANTE

Wayne White começou a carreira como cartunista, mas foi como diretor de arte de projetos como “O Mundo de Beakman” e do clipe “Tonight Tonight (The Smashing Pumpkings)” que encontrou o sucesso. Atualmente, suas “palavras pintadas” – declarações sarcásticas escritas sobre paisagens vintage – o transformaram em um queridinho do mundo das artes. Dirigido por Neil Berkeley e com média de 7.5 no IMDB.

#10 – URBANIZADO

Dirigido por Gary Hustwit, Urbanizado é um documentário sobre o projeto das cidades, que desenvolve os problemas e as estratégias por trás do desenho urbano, através da visão de alguns dos arquitetos, planejadores, políticos, construtores e pensadores do mundo. Mais de metade da população vive em áreas urbanas, enquanto 75% da população viverá dentro de cidades em 2050. No entanto, enquanto algumas cidades estão experimentando um crescimento explosivo, outras estão encolhendo. Os desafios da habitação equitativa, a mobilidade, o espaço público,a participação cidadã, o desenvolvimento econômico e a política ambiental estão se tornando rapidamente preocupações universais, apesar de grande parte do diálogo sobre estas questões estarem desconectadas do domínio público. Um filme que não é totalmente voltado para designers, mas que pode enriquecer nosso repertório e conhecimento. Ranqueado com 7.4 No IMDB.

É interessante que se gaste um tempo com esses filmes. Eles tem conteúdos interessantes para nossa profissão. A lista ainda poderia ser maior, mas busquei focar em uma lista mais contido e com temas mais dinâmicos para melhor entendimento. Talvez num próximo artigo, outros filmes apareçam.

Fonte: Design Culture

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s