5 PONTOS DA EMPREGABILIDADE

O mercado de trabalho é dinâmico a todo o momento e está se modificando, novas possibilidades se abrem, outras sofrem transformações e o fator empregabilidade é muito importante nesses momentos de mudança. O termo empregabilidade significa o conjunto de habilidades que um profissional precisa para manter-se empregado, capacidade de conquista e manter-se sincronizado com o mercado de trabalho.

A empregabilidade está relacionada também a qualquer modalidade de trabalho, seja no próprio negócio ou na prestação de serviços como empregado de uma pequena, média ou grande empresa, e ter a sua carreira protegida dos riscos do mercado de trabalho.

Os pontos a seguir, tem o objetivo de promover a construção e manutenção da empregabilidade, são:

1- Relação Interpessoal

O relacionamento interpessoal é o vínculo feito por duas ou mais pessoas de um mesmo círculo. O respeito é fundamental, pois é a maneira como tratamos e nos relacionamos com os outros que garantirá a qualidade dessas relações. É importante manter bons relacionamentos profissionais para contribuir para um clima positivo dentro da equipe.

2- Trabalho em equipe

Quando sua equipe está coesa, todos unidos com os mesmos objetivos, dificilmente influências externas e internas conseguirão afetar os resultados. Saber também ceder em alguns momentos para o bem da equipe é importante, isso demostra flexibilidade e maturidade, praticando ainda dentro da equipe uma comunicação eficaz, onde todos evitam mal entendidos impedindo falhas e garantindo o sucesso de todos.

3- Equilíbrio

O equilíbrio que o profissional deve buscar engloba a mente e o corpo, esses aspectos estão interligados, a oscilação de um afetará o outro e sucessivamente. As emoções ou a saúde física comprometida atingem os resultados do seu trabalho, o stress produzido por uma sobrecarga de trabalho e por prazos curtos, por exemplo, provocam desgaste físico. É indicador a busca por esse equilíbrio através de um sono reparador, boa alimentação, e pratica esportiva regular.

4- Marketing pessoal

O principal produto de um profissional é o próprio profissional, é necessário planejar estratégias para serem aplicadas de maneira que aumentem sua visibilidade, com objetivo de fazer com que você atribua um maior valor a sua imagem pessoal, para as pessoas verem você de modo positivo. Desenvolva isso participando de congressos, palestras, eventos da sua área e conservando seu networking.

5- Aprimoramento

É solicitado do profissional a busca constante pelo aprimoramento de seus conhecimentos, sendo esta uma exigência fundamental para se inserir no mercado de trabalho. A tecnologia acelera as mudanças no mercado de trabalho, por isso é importante estar atento ao futuro da sua área, as possibilidades de negócio e de empreender, para isso busque a capacitação hoje para ser o diferencial amanhã.

Fonte: Design Culture

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s