A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DIGITAIS E O IMPACTO NO MUNDO CRIATIVO

Já passamos da transição dos meios analógicos pra digitais. Hoje já é comum as empresas abandonarem a pilha de papéis e usarem computadores com grandes arquivos hospedados em nuvem. Evoluímos de forma rápida, nos tornando mais informatizados e com processos cada vez mais fluidos e sofisticados. Com toda essa evolução, o mundo criativo também foi impactado com essas muitas facilidades.

Os designers/desenvolvedores mais antigos lembram que se criavam sites e páginas web dentro do Notepad do Windows. Lá, a criação de cada pedaço da página era feita através de tag’se (códigos). O processo era longo e demorado, cansando os profissionais criativos no fluxo de trabalho. Hoje, vemos ferramentas como o Adobe Muse, Bootstrap e outras onde já não é mais necessário editar todo o código para construir um site profissional, facilitando assim o trabalho de designers/desenvolvedores na construção dos sistemas (isso sem falar do DremWeaver ou Sublime que facilitam a escrita de códigos para a web).

Outro exemplo bastante marcante nesse período, são os dispositivos que vieram pra melhorar a nossa vida.  As tablets ou as mesas digitalizadoras como são mais conhecidos, facilitaram a vida dos ilustradores, designers e artistas que puderam ver seu trabalho muito mais dinâmico que antes. Apesar de os primeiros protótipos desses dispositivos serem testados nos anos 60, foi nos anos 2000 que a popularização aumentou e hoje a variedade de modelos existentes no mercado agrada a qualquer profissional criativo. Cintiq, Apple Pencil, Sufarce Studio, entre outros são o que existem de melhor no mercado para profissionais criativos. Os ilustradores, que antes ficavam horas apagando seus traços com borracha, tem o Photoshop e o amado ‘CTRL + Z’ pra desfazer daquilo que não está legal. A facilidade de criação é algo realmente notável nos tempos de hoje.

Além de todos esses exemplos, o que mais impressiona é a manifestação da arte digital nos últimos tempos. Desenhos a base de aquarela, natureza morta, desenho realista e outros… eram técnicas que exigiam uma carga de esforço dos ilustradores para serem concluídos. Com a facilidade de hoje, essas técnicas podem ser facilmente reproduzidas nos meios digitais – e em alguns casos – melhores do que os reproduzidos em papel. Vemos milhares de speed-arts todos os dias, criações feitas em menos de uma hora de forma tão rápida e dinâmica (claro, depende do ilustrador), e o trabalho sendo realizado primorosamente. Vários artistas digitais sequer usam papel. Muitos deles utilizam apenas os computadores para sketchs e rabiscos, e principalmente pra as criações profissionais. É impressionante o que essas pessoas conseguem fazer com as ferramentas digitais. Recentemente, o Museo de Nova York liberou milhares de obras na internet para serem editadas e reutilizadas livremente. Isso mostra o quanto os meios digitais estão presentes no nosso cotidiano. Um trabalho que com com certeza merece destaque é o da Natalia Hubbert. Ela consegue reproduzir fielmente traços característicos da aquarela em suas criações. O crescente uso de sombra e luz em seus desenhos são um dos marcos do se traço. Confira um pouco do seu trabalho:

CONCLUSÃO

As possibilidades de criação são infinitamente ampliadas do que a 10 ou 15 anos atrás. Nunca foi tão fácil criar vídeos, animações, sites, manipulações 3D e tantas outras coisas. A internet está aí cheia de conteúdo e informação pra ser sugada, precisamos apenas nos direcionar pra o que queremos e seguir em frente. Tudo hoje é muito mais acessível. Inclusive imagens para nossas composições, criações e inspirações, com fácil acesso e qualidade. Muita coisa ainda está vindo por aí. A Realidade Virtual está sendo mais utlizada, com mais possibilidades para o nosso universo, entre outras coisas. Cabe a nós acompanhar e nos envolver com tantas facilidades para o mundo criativo.

Fonte: Design Culture

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s