E SE VOCÊ PERDER A CONCENTRAÇÃO NA SUA APRESENTAÇÃO?

É muito comum e acontece até com apresentadores experientes: perder a linha de raciocínio e a concentração durante uma apresentação profissional. E isso pode acontecer por diversos motivos: nervosismo, ter um material complexo, falta de estudo ou preparação, uma pergunta mais complexa da plateia e até mesmo o seu celular tocar na hora errada. Então, se isso acontecer, o que fazer se você se perder na sua apresentação?

A primeira dica que podemos dar é: não se preocupe. Isso acontece bastante e o importante é não deixar a sua audiência perceber sua falta de concentração. Lembre-se que só você sabe até onde sua apresentação pode chegar, seus detalhes, altos e baixos. Por isso, não deixe transparecer com nervosismo. O público vai saber que você ficou perturbado e só vai piorar a situação. Em vez disso, aplique a regra dos 10 segundos de pausa e as pessoas vão assumir que aquele erro aconteceu de propósito.

Isso porque bons apresentadores trabalham a pausa em suas apresentações profissionais. Nos nossos treinamentos de oratória esse tema é bastante recorrente: a pausa separa assuntos, dá tempo para o público absorver a mensagem e causa tensão para o próximo slide. Seth Godin tem uma maneira interessante de fazer o público pensar que você parou de propósito:

“Pause por dois ou três segundos e a audiência vai supor que você se perdeu. Pause por cinco segundos eles acharão que a pausa é intencional. Mais do que 10 segundos as pessoas vão começar a olhar para seus celulares”.

Quando você retomar o discurso da sua apresentação o público vai assumir naturalmente que a pausa foi intencional… e que você é um apresentador confiante e que domina seu conteúdo a ponto de trabalhar pausas. Mas é importante trabalhar com o não verbal: sabemos que quando uma pessoa comete um erro, ela perde a confiança e desvia o olhar. Portanto, faça a pausa, mas continue olhando nos olhos dos integrantes da sua audiência e se mantenha com o não-verbal alinhado e confiante. Apenas oradores confiantes são seguros com o silêncio. Pratique a pausa de 5 ou 10 segundos e mostrará ao seu público que é um deles.

Fonte: Monkey Business

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s