COMO AUMENTAR SEU PODER DE PERSUASÃO COM UMA SIMPLES DICA

Mesmo em um momento onde os neurocientistas continuam descobrindo novidades sobre o cérebro humano, alguns “brain hacks” vão ficando cada vez mais eficazes ao passar dos anos. Veja o filósofo francês Tome Blaise Pascal, por exemplo, nasceu em 1623 e explorou a natureza humana do século 17 em seu livro de ensaios nomeado Pensées.

Nesse livro, o filósofo escreve, entre outros temas, sobre a arte da persuasão, e a sua conclusão pode ser usada hoje por profissionais e apresentadores que buscam convencer o interlocutor: a forma mais segura de derrotar o ponto de vista do outro e provar a validade do seu não é o bombardeando diretamente, mas através do backdoor de suas crenças.

Se você quer mudar a mente de alguém, pode ser tentado a iniciar imediatamente a discussão com pontos sobre o porquê desse alguém estar errado. Pascal recomenda uma abordagem diferente: comece a discussão no campo dele. Mantenha-se agradável e concordando com seu ponto de vista, e admita que há verdade no que ela acredita. Em seguida, mude a perspectiva e apresente um panorama mais amplo, mostrando que existem outros ângulos e abordagens sobre esse tema. Esta abordagem destina-se a levar alguém a descobrir uma outra perspectiva ou ângulo por conta própria. Em vez de você fazer a persuasão, você a conduz para a conclusão que busca.

As pessoas são geralmente melhor persuadidas por razões que elas próprias descobriram (mesmo que com sua ajuda) do que por aquelas que vieram da mente de outras pessoas. Esta abordagem é eficaz porque leva as pessoas a “baixar a guarda”, um dos grandes problemas do convencimento, ainda mais quando os dois lados têm pensamentos muito opostos. Quando você ataca imediatamente as crenças de alguém, ele vai buscar automaticamente apenas a defesa irracional. Mas se você começar afirmando a sua posição, você já deu o primeiro passo em direção a uma discussão cordial e potencialmente cooperativa.

Essa técnica de mais de 300 anos de idade pode ser usada em reuniões ou até mesmo na construção deapresentações profissionais. Muitas vezes nos vemos na situação de mudar o ponto de vista ou a crença de uma plateia com uma apresentação corporativa. A construção dos seus argumentos seguindo o método de Pascal pode ser uma grande diferenciação de convencimento da sua apresentação.

Fonte: Monkey Business

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