CONHEÇA OS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE TI PARA UMA AGÊNCIA DE MARKETING

Justamente pelo desenvolvimento e pela popularização da tecnologia, as agências de marketing (especialmente o digital) têm encontrado espaço no mercado para crescer, lucrar e oferecer soluções diferenciadas e mais assertivas para seus clientes. Essa valorização do segmento, claro, chama a atenção de empresários que buscam inovar; e se você está nesse grupo, precisa saber quais são os sete equipamentos de TI essenciais para uma agência e que ajudarão o seu negócio a alcançar o sucesso muito mais rápido.

Computadores

computador Apple

Fonte: Cinco TI

Esse é provavelmente o item mais vital em uma agência de marketing digital. É através do computador – seja ele um desktop ou notebook – que os colaboradores da empresa irão desempenhar suas funções, se comunicar com os clientes (na maioria das vezes através de e-mail), desenvolver relatórios, enfim, realizar quase a totalidade das atividades de uma agência.

Por isso, é fundamental que cada um dos colaboradores possua sua própria máquina com as melhores configurações possíveis – de acordo com as tarefas que serão desenvolvidas no computador, é claro. Por exemplo, quem trabalha na criação visual, seja de sites ou peças gráficas, necessita de um modelo que possua grande potencial de processamento, bastante espaço de armazenamento e, claro, performance gráfica excelente. Já quem lida com tarefas mais básicas não precisa, necessariamente, de um computador tão avançado, mas um que, ainda assim, consiga executar as tarefas necessárias com rapidez e eficiência.

Acessórios (teclado, mouse, monitores etc)

teclado de computador

Fonte: Cinco TI

Além de computadores eficientes e em quantidade adequada, muitas vezes também são necessários acessórios e periféricos que complementem o funcionamento dessas máquinas. Aqui entram desde aqueles itens mais comuns – como teclado, mouse, estabilizadores etc – até outros mais específicos, como monitores de alta qualidade para designers gráficos, mesas digitalizadoras, HDs externos (para armazenar aqueles arquivos muito pesados ou importantes que você não quer salvar apenas na nuvem), pen drives, cabos, entre outros.

De acordo com a realidade de cada empresa, as necessidades desses acessórios, claro, podem variar; mas, de forma geral, eles ajudam bastante a complementar e facilitar a atuação dos colaboradores, trazendo ainda mais eficiência.

Softwares

softwares - illustrator

Fonte: Cinco TI

Juntamente com um hardware de qualidade, é fundamental possuir softwares voltados para a área de atividade da agência. Aqui podem se enquadrar tanto os programas mais “universais”, como sistemas operacionais e editores de texto, quanto aqueles mais segmentados – editores de imagens e vídeos, gerenciadores de rede interna, entre outros.

Há, também, uma diferenciação para cada tipo de agência e seus focos de atuação. Em uma empresa que não disponibiliza serviços gráficos, por exemplo, aqueles softwares mais caros provavelmente não são necessários. Já para aquelas que têm foco no search marketing e noSEO, o investimento maior pode ser em ferramentas de web analytics.

Modens e roteadores

modens e roteadores

Fonte: Cinco TI

Imagine que sua agência tem os melhores computadores, os profissionais qualificados, os softwares mais recentes e todos os acessórios necessários – de que isso adianta se a sua conexão com a internet for ruim, atrapalhando o trabalho e reduzindo o rendimento? Isso mesmo, de nada. Portanto, é mais do que fundamental que uma agência de marketing possua uma boa conexão com a web – seja ela através de cabos ou wireless – e que a rede seja segura e confiável.

Para garantir que o acesso dos colaboradores à Internet seja fácil, eficiente e rápida, alguns equipamentos de TI são fundamentais. Por exemplo, o modem, que irá estipular uma conexão com a web, e o roteador, que disponibilizará acesso uniforme e estável a essa conexão para todos os dispositivos (computadores, smartphones, impressoras etc) que necessitam de acesso à Internet.

A capacidade e as funcionalidades de ambos os aparelhos – número de conexões, forma de roteamento, velocidade de acesso, gerenciamento da rede etc -, é claro, precisam estar de acordo com o porte da empresa e as necessidades dela.

Telefones

telefone

Fonte: Cinco TI

Mesmo em uma agência de marketing, nem tudo é feito através da Internet. Como todo negócio, é fundamental ter um telefone fixo, tanto para receber ligações de possíveis contatos comerciais, quanto para se comunicar com clientes que preferem essa forma de comunicação. Enfim, o telefone pode até parecer ultrapassado, mas ainda possui papel importante no cotidiano de uma agência – inclusive sendo peça fundamental em reuniões de audioconferência.

Impressora(s)

impressora

Fonte: Cinco TI

Outro item que muitas pessoas podem considerar ultrapassado ou desnecessário, mas que, na verdade, tem uma função bastante importante no cotidiano administrativo de uma agência. Impressão e escaneamento são bastante comuns nesse ramo de atividade, seja para itens que possuem ligação direta com o cliente (como protótipos de projetos gráficos que demandam aprovação) ou, então, aqueles documentos internos – por exemplo, contratos, relatórios e, em alguns casos, notas fiscais.

Portanto, uma impressora, e mais ainda, um modelo multifuncional, pode ser muito útil para quem está pensando em abrir uma agência de marketing. Principalmente se quer, desde o seu princípio, contar com o máximo de praticidade e agilidade em todas as tarefas – sem precisar terceirizar impressões e digitalizações de arquivos e documentos, por exemplo.

Televisor

televisores

Fonte: Cinco TI

Pode parecer estranho a primeira vista, mas um televisor é, sim, um dos equipamentos mais importantes dentro de uma agência de marketing. Você acha que é para assistir novelas? Muito se engana: o propósito da TV é ser um meio prático e de qualidade para exibir relatórios. Seja em reuniões internas ou mesmo ao apresentar um projeto e/ou resultados para um cliente, o aparelho ajuda a realizar essa tarefa de uma forma ágil e eficiente, sem necessitar de configurações avançadas, diversos periféricos e/ou cabos, nem nada do tipo. Garantindo, assim, a qualidade e a certeza de que os clientes verão a apresentação independente de qualquer luz ou qualidade do espaço – diferente de apresentações em projetores, que dependem de inúmeros fatores para garantir a visibilidade.

Com essas dicas, você já tem um ótimo ponto de partida quando o assunto é equipamentos de TI para uma agência de marketing. Busque aqueles itens que melhor se enquadram no perfil da sua (futura) empresa e mãos à obra!

Fonte: Marketing com Café

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s