4 LIVROS SOBRE STORYTELLING QUE TODO MUNDO TEM QUE CONHECER

Entre em qualquer biblioteca (ou no google) e procure por livros sobre apresentação. De Susan Weinschenk até Roberto Shinyashiki você irá encontrar muitas opções. Muitas mesmo, acredite! Algumas excelentes, outras apenas boas e algumas simplesmente magníficas. É incrível, na verdade, a quantidade de conteúdo que tem sido criado a partir de estudos acadêmicos que vão desde psicologia até sociologia e marketing sobre apresentações profissionais e sobre como é que podemos melhorar as histórias que contamos.

Mas o conhecimento e a inspiração não moram somente nas páginas dedicadas de especialistas em apresentações. Há outros lugares e fontes dos quais podemos beber para encontrar dicas legais do que fazer, principalmente quando o assunto é contar boas histórias. Os livros a seguir vão desde técnicas de roteiro de cinema até revistas em quadrinho, mas todos têm uma coisa em comum: importantes lições sobre storytelling.

1 . Story – Substância, estrutura, estilo. – Robert Mckee

O livro story é uma das primeiras leituras de qualquer roteirista. Uma espécie de guia prático para o roteirista iniciante. Apesar do foco no mercado cinematográfico as lições de McKee, em sua maioria, podem ser adaptadas para a construção de histórias no geral. São abordados pontos bastante específicos sobre a narrativa em si, indo desde o papel do personagem até as unidades que compõe uma boa história, como cenas, beats e outros elementos. Se você quer começar a utilizar o storytelling em suas apresentações, invista algum tempo aprendendo sobre as melhores práticas narrativas do cinema.

2 . 50 Essential Strategies for Every Writer – Roy Peter Clark

Essa dica, infelizmente não tem uma versão em português. Mas para os falantes e estudantes de inglês pode ser uma ótima oportunidade de praticar as habilidades de leitura enquanto aprende alguns truques essenciais na construção textual. O foco desse livro é o texto em si, com algumas menções ao cinema e a literatura Roy Peter Clark, outro ícone da escrita norte americana, foca mesmo é no jornalismo. Lições importantes podem ser aprendidas sobre ritmo, construção de discurso e eficiência de mensagem. Muito menos sobre conteúdo e estrutura e muito mais sobre técnicas textuais que irão fazer toda a diferença na hora de contar a sua história.

3 . A Jornada do Herói – Joseph Campbell

Assim como o Story de Mckee se tornou uma espécie de livro de iniciação dos roteiristas de cinema em todas as partes do mundo. A Jornada do Herói, do Campbell, é o ponto de partida para a maior parte das pessoas que buscam entender narrativas mais profundamente. Um profundo estudo sobre as semelhanças e diferenças entre os mitos clássicos resultou em uma espécie de estrutura básica narrativa que pode ser encontrada até hoje em grandes best-sellers e líderes de bilheterias. Essa é uma leitura necessária para quem busca utilizar storytelling para se comunicar de forma eficiente.

4 . Desvendando os Quadrinhos – Scott McCloud

Já que já passamos por cinema, jornalismo e mitologia clássica, porque não falar um pouco dos quadrinhos? O livro do Scott McCloud é bastante conhecido no mundo dos storytellers e propõe uma ampla visão sobre o tema. De processos criativos a discussões sobre a relação de tempo na narrativa em quadrinhos (quanto tempo passa entre um quadro e outro?), até a determinação dos principais elementos dos quadrinhos e as relações entre esses elementos. Um ótimo livro para refletir sobre a influência da forma na maneira de contar uma história e entender um pouco melhor o trabalho de criar narrativas que engajam e funcionam.

Há muitas outras opções, mas para começar com uma visão ampla do storytelling e suas variáveis essa seleção de livros deve manter a sua mente ocupada com reflexões e inspirações por algum tempo. Boa leitura e boas histórias!

Fonte: Monkey Business

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s