11 DOCUMENTÁRIOS QUE TODO DESIGNER DEVERIA ASSISTIR

odo designer busca por momentos ricos de inspiração em seu trabalho, por isso nós damos uma pequena ajuda com 11 documentários que precisam ser assistidos.

Inspiração não deve ser tratada apenas como um momento repentino e sem controle de um profissional de criação, mas também como uma busca.  Você pode separar um tempo para se dedicar à esta atividade, como a maioria, ou começar a viver constante e automaticamente em busca de referências (veja este post de como organizar as suas referências visuais para marcas) enquanto estiver acordado, como documentários, filmes, vídeos no Youtube – uau, não?

Mas vamos partir da primeira sugestão, a busca por inspiração. Sabe quando você está de bobeira no sofá, passando de canal em canal, navegando no Netflix e não sabe o que assistir, mas não quer fazer outra coisa que te faça sair do conforto do sofá? Minha sugestão é você buscar documentários que possam abrir sua mente, trabalhar sua elasticidade criativa (ou o famoso “sair da caixa”), esquentar seus neurônios para alimentar a mente com inspirações realmente profundas.

Objectfied

Mostra sobre a produção de objetos comuns ao nosso redor – carros, celulares, cadeiras etc. – e como eles exercem grande influência em nosso cotidiano. Alguns designers participam do documentário contando um pouco do processo criativo que possuem e seus objetivos profissionais.

 

Urbanized

Qual o futuro das cidades? Gary Hustwit conta sobre os problemas e estratégias por trás do design urbano, explorando a diversidade de projetos pelo mundo sob uma perspectiva global.

 

Chef’s Table

Não é (apenas) sobre gastronomia, e certamente mudará seus conceitos sobre o polêmico “raio gourmetizador” – pelo menos na visão dos melhores chefs do mundo. Com uma visão além do prato, o documentário explora o processo criativo, a colaboração social que uma receita pode exercer em uma comunidade (até mesmo em escala global) e outros detalhes que costumamos não pensar entre uma garfada e outra.

 

Indie Game – The Movie

Diferente das grandes produções deste mercado, o documentário explora a vida de duas equipes de designers que desenvolveram os maiores sucessos de indie game da última década – pixel por pixel.

 

Bill Cunningham in New York

Conheça a vida de um dos fotógrafos de moda mais influentes das últimas décadas e sua contribuição para o New York Times Style. Vida pessoal, profissional e uma pitada de sua personalidade única sobre algumas celebridades que ele já fotografou.

 

Cutie and the Boxer

Ao invés de pincel, luvas de boxe. É assim que Ushio Shinohara trabalha a composição de suas obras – e tudo na base da porrada! O documentário explora sua vida através da visão de sua esposa, Noriko, das particularidades aos sacrifícios ao longo dos 40 anos de casados.

 

Ai Weiwei – Never Sorry

Artista e ativista social, Ai Weiwei é conhecido por desafiar publicamente o governo chinês, chegando até mesmo a ser preso por isso. O documentário aborda sua vida e convida o espectador a conhecer seu estúdio e filosofia.

 

Exit Through The Gift Shop

Banksy, o famoso artista que nunca deu as caras (literalmente), em um documentário que explora sua arte e as teorias da conspiração em torno de sua identidade e existência.

 

Jiro Dreams Of Sushi

Mais um de comida? Sim. Melhor que isso é conhecer sobre a vida de Jiro, sua forma de trabalhar e detalhes de seu processo criativo.

 

Drew: The Man Behind the Poster

Esqueça o Photoshop e conheça Drew Struzan, artista responsável pelos cartazes de filmes como Indiana Jones, De Volta para o Futuro e Star Wars. Aqui, você conhecerá mais sobre a “cada-vez-mais-rara” arte dos pôsteres feitos à mão.

 

When Björk Met Attenborough

Falei sobre este documentário ainda este mês, neste post aqui. Conheça o processo criativo por trás da criação do álbum Biophilia, com a participação do biólogo Sir David Attenborough.

 

Fonte: Monkey Business

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s