O FREELANCER E O LOCAL DE TRABALHO

Ser freelancer não significa exclusivamente trabalhar em casa, e muito menos que você precisará trabalhar sozinho. O freelancer pode ter como espaço de trabalho desde um quarto na casa da sua mãe, até ser parte de uma grande equipe criativa, isso depende do seu campo de atuação, rede de relacionamento, de seus objetivos de trabalho entre outros fatores.

O simples fato de ser tímido pode te levar a escolher trabalhar em casa, onde você se mantém isolado e longe do “terrível” ato de conviver com pessoas diferentes. Para outros, ficar isolado é um tormento, pois precisam interagir, conversar, compartilhar o espaço que tem com uma ou mais pessoas.

Seja qual for a sua opção, ambas são válidas e podem ser assumidas sem qualquer problema, mas eu tenho uma notícia um pouco ruim para os mais tímidos: você vai precisar perder a timidez em alguns momentos, principalmente quando precisar reunir com seus clientes ou apresentar o resultado do seu trabalho.

No post O que é ser freelancer? Uma breve introdução, nós vimos que é possível ser um profissional convencional ou alocado, indicando que você pode trabalhar sem qualquer vínculo com o seu cliente, ou manter um relacionamento mais estreito, frequentando o mesmo espaço de trabalho do seu contratador.

O local de trabalho e a produtividade

Quando você escolher o seu local de trabalho, leve em consideração que isso vai influenciar na sua produtividade. Eu, por exemplo, trabalho em casa e o convívio com a família muitas vezes é prejudicial, me fazendo parar o trabalho para dar atenção à esposa que precisa de uma ajudinha, à filha que aparece correndo no escritório, sem falar nos cães que não param de latir, e eu ainda tenho um galo que canta quando bem entende.

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fphoto.php%3Ffbid%3D1056079601140101%26set%3Da.1056077101140351.1073741828.100002142132377%26type%3D3&width=500É claro que por um lado isso é bom, pois estou perto das pessoas que amo, o que me mantém com uma estima elevada, mas do ponto de vista da produtividade e da concentração no que se está fazendo, não podemos dizer o mesmo.Se você mora sozinho, acredito que isto não será um problema. Talvez o próprio fato de estar sozinho é que seja o problema, preferindo dividir o local de trabalho com mais pessoas, em um escritório numa sala comercial, ou compartilhar o desenvolvimento de um projeto com uma equipe.

Ano passado eu estava planejando alugar uma salinha comercial em um hotel no centro da cidade, onde o fluxo de pessoas é grande e eu estaria “à vista” de potenciais clientes, mas os custos para isso me fizeram desistir, me mantendo no homeoffice.

Qual é o melhor local para trabalhar?

Já deu pra perceber que a escolha pelo local de trabalho não é tão simples, mas você pode seguir um pequeno checklist para facilitar no processo:

  • O local precisa ser confortável;
  • De preferência climatizado;
  • Deve ser organizado;
  • Sem distrações (isso, é claro, depende do que você considera como distração);
  • Favorecer a produtividade e concentração.

Seja no seu escritório montado naquele quarto velho que só servia para guardar os bagulhos da casa, ou seja no escritório da agência que te contratou para fazer parte de uma equipe criativa, o local de trabalho deve ser favorável à sua produtividade.

Deixe um comentário

